SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Análise das variáveis idade e sexo no desempenho do teste de inteligência (TI)Clientela adulta de serviço psicológico: características clínicas e sociodemográficas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

PICCOLO, Luciane da Rosa  e  SALLES, Jerusa Fumagalli. Vocabulário e memória de trabalho predizem desempenho em leitura de crianças. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 180-191. ISSN 1516-3687.

Este trabalho investiga a relação entre leitura (palavras e texto), memória de trabalho, quociente de inteligência (QI) e vocabulário em crianças (2ª-5ª séries) de escolas públicas. Analisou-se também qual dessas habilidades melhor contribui para explicar o desempenho em leitura. Realizaram-se análises com e sem crianças com QI abaixo da média. Primeiro, avaliaram-se 57 crianças (9-11 anos) em QI, vocabulário, leitura de palavras isoladas, compreensão de leitura textual e quatro tarefas de memória de trabalho. Uma segunda análise foi feita com 47 crianças, todas com inteligência média. A relação entre leitura, memória de trabalho e vocabulário mostrou-se moderada. O vocabulário foi o melhor preditor do desempenho em leitura (palavras e texto) do que as medidas de memória de trabalho na amostra total. Na análise feita com crianças sem déficit intelectual (Wasi), as tarefas que avaliam o componente fonológico e o executivo central da memória de trabalho contribuíram, independentemente do vocabulário, para a leitura de palavras.

Palavras-chave : memória de trabalho; leitura; dificuldade de leitura; vocabulário; compreensão leitora.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )