SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Quando a morte visita a maternidade: atenção psicológica durante a perda perinatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

COSTA, Mónica; MOTA, Catarina Pinheiro  e  MILHEIRO, Cláudia. Abordagem psicodinâmica em um estudo de caso sobre transtorno de personalidade borderline. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp. 19-33. ISSN 1516-3687.

O presente trabalho versa a temática da personalidade borderline traduzida na vivência de uma jovem, em que está patente uma agitação interna e passagem ao acto sob forma de automutilação. A avaliação realizada expressa uma fragmentação do Eu e a ineficácia de utilização de mecanismos de defesa, marcada por uma personalidade frágil, imatura e com pouco controlo de impulsos. Trata-se de um trabalho desenvolvido no âmbito da consulta psicológica do Serviço de Psicologia do Hospital de Magalhães Lemos. É proposta uma intervenção psicológica no sentido de clarificar, organizar e transformar os elementos internos em elementos pensáveis, sugerindo a necessidade de mudança de um comportamento reactivo singular e permanente. O resultado do processo de acompanhamento psicológico, concebido no modelo psicodinâmico, surtiu um efeito estruturante, levando a uma maior discriminação entre fantasia e realidade, demonstrando, ainda que de forma prematura, uma maior capacidade para pensar e elaborar os sentimentos e emoções.

Palavras-chave : jovem adulto; conflitos; autoagressão; transtorno da personalidade borderline; psicoterapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )