SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Abordagem psicodinâmica em um estudo de caso sobre transtorno de personalidade borderlineQualidade de vida em sobreviventes de longo prazo ao câncer de mama: análise da produção científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MUZA, Júlia Costa; SOUSA, Erica Nascimento de; ARRAIS, Alessandra da Rocha  e  IACONELLI, Vera. Quando a morte visita a maternidade: atenção psicológica durante a perda perinatal. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp. 34-48. ISSN 1516-3687.

O presente estudo pautou-se no método qualitativo com o objetivo de conhecer o significado da perda perinatal para famílias enlutadas e avaliar a intervenção psicológica em situações de luto perinatal. Participaram desta pesquisa cinco famílias que vivenciaram o óbito perinatal numa maternidade de Brasília. Utilizaram-se como instrumentos o prontuário psicológico do serviço de psicologia da maternidade e a entrevista de avaliação pós-óbito. A partir da análise de conteúdo de Bardin (1977), emergiram cinco categorias, a saber: história da gestação, os pais diante da morte do filho, desejo de reparação, despedida do bebê e avaliação do atendimento da psicologia na situação do luto. Os resultados demonstraram que o intenso trabalho psíquico de luto sofrido pelas famílias ainda recebe pouco apoio social das instituições, e a psicologia hospitalar pode ter um papel fundamental junto a essas famílias no sentido de prevenir traumas futuros e evitar o luto patológico e gravidezes reparadoras.

Palavras-chave : óbito perinatal; luto; psicologia da saúde; maternidade; estudo qualitativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )