SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Quando a morte visita a maternidade: atenção psicológica durante a perda perinatalRevisão crítica sobre conflitos éticos envolvidos na situação de suicídio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

VIDOTTI, Janaína de Fátima; SCORSOLINI-COMIN, Fabio  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Qualidade de vida em sobreviventes de longo prazo ao câncer de mama: análise da produção científica. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp. 49-68. ISSN 1516-3687.

Este estudo teve por objetivo conhecer o panorama atual referente à qualidade de vida das mulheres mastectomizadas de longo prazo e às possíveis repercussões do câncer de mama e de seus tratamentos. Por meio de revisão integrativa realizada nas bases Lilacs, SciELO, PePSIC e PsycINFO, de 2000 a 2012, foram recuperados 12 artigos. Os estudos são, em sua maior parte, europeus, multicêntricos e empíricos. Constatou-se que, apesar de as sobreviventes ao câncer de mama de longo prazo apresentarem boa qualidade de vida em geral, em certos domínios continuaram enfrentando significativo sofrimento decorrente dos efeitos da doença e de seus tratamentos. Funcionamento físico, desempenho de papéis e relacionamento afetivo-sexual são as áreas mais afetadas. Essas repercussões tardias e suas causas devem ser investigadas de modo pormenorizado por novos estudos, que incluam abordagens metodológicas qualitativas. Também são necessários estudos brasileiros que contribuam para contextualizar a discussão no cenário nacional.

Palavras-chave : qualidade de vida; câncer de mama; mastectomia; sobreviventes de longo prazo; revisão; quality of life; breast neoplasms; mastectomy; long term survivors; review.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )