SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Qualidade de vida em sobreviventes de longo prazo ao câncer de mama: análise da produção científicaCinema e abuso sexual na infância e adolescência: contribuições à formação do psicólogo clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

KOVACS, Maria Julia. Revisão crítica sobre conflitos éticos envolvidos na situação de suicídio. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp. 69-82. ISSN 1516-3687.

O artigo tem como objetivo fazer uma revisão crítica sobre suicídio e os conflitos éticos envolvendo o tema. São apresentados dados epidemiológicos, manifestações do comportamento suicida entre jovens e idosos, definições e questões vinculadas à sua prevenção. Discute-se a abrangência e complexidade do tema e como respos-tas simplistas e definitivas podem levar a erro. Aponta-se que o suicídio pode ser uma das formas de enfrentar o sofrimento. A opção existencial do suicídio é ilustrada, trazendo como exemplo duas histórias verídicas: o escritor Andrew Solomon e Ramón Sampedro, autor do livro Cartas do inferno. Profissionais de saúde podem ter como ação terapêutica: impedir a todo custo que o ato suicida ocorra ou compreender o sofrimento humano, que pode levar ao ato suicida como forma de acabar com a dor. Esse é o conflito principal que envolve a questão do suicídio e os profissionais de saúde.

Palavras-chave : suicídio; prevenção; ética; profissionais de saúde; morte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )