SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Critical review about ethical conflicts related to suicideInstitutional shelter in the perspective of the New Adoption Law author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SANTEIRO, Tales Vilela  and  ROSSATO, Lucas. Cinema e abuso sexual na infância e adolescência: contribuições à formação do psicólogo clínico. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp. 83-94. ISSN 1516-3687.

O abuso sexual infantil/adolescente (ASI) tem integrado práticas clínicas atuais, e o cinema o torna visível e o expõe em suas implicações subjetivas e sociais, favorecendo sua discussão. O objetivo deste trabalho foi analisar filmes comerciais/ficcionais sobre ASI, produzidos entre 2001 e 2010 (N = 21), para caracterizar como são filmados, ambientes/contextos onde ocorrem, vítimas e abusadores, desfechos de casos e para discutir contribuições à formação clínica. Os títulos foram buscados em bases de dados especializadas em cinema e junto a psicólogos que utilizam filmes no processo formativo. Critérios de análise foram preestabelecidos, e as obras, analisadas sistematicamente. O gênero dramático e a nacionalidade norte-americana predominaram. O ASI foi retratado por meio de encenações explícitas; no geral, ocorreram em ambientes públicos com crianças e perpetrados por conhecidos. Os filmes analisados aproximam-se de tópicos da literatura especializada sobre ASI e demandam do espectador condição emocional para elaborar situações de conteúdo psíquico intenso.

Keywords : criança; adolescente; psicologia clínica; filme; agressões sexuais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )