SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Institutional shelter in the perspective of the New Adoption LawEthno-racial relationship and psychology: publications in journals of SciELO and Lilacs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

RODRIGUEZ, Andrea et al. Olhares sobre a favela: intervenção junto à Escola de Fotógrafos Populares da Maré. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp. 107-117. ISSN 1516-3687.

Este relato descreve uma experiência de intervenção junto a jovens alunos do projeto "Imagens do Povo - Escola de Fotógrafos Populares da Maré". A partir de oficinas psicossociais, promoveu-se a reflexão sobre a diversidade de formas de perceber a favela por meio da valorização do saber do senso comum associado à dimensão do vivido, com base na teoria das representações sociais. Buscou-se colocar em questão quais os contextos produtores das imagens comumente associadas a esses territórios e como a experiência dos participantes do curso de fotografia se traduziria numa prática dedicada à produção de novas imagens sobre as favelas. Os resultados sugerem que a fotografia pode e deve ser usada como um instrumento de transformação social, na medida em que ela põe em cena realidades que necessitam provocar novos entendimentos e impulsiona seu público num mergulho subjetivo de afirmação e ampliação de horizontes.

Keywords : intervenção; representação social; favela; fotografia; jovens.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )