SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Perspectivas sobre la favela: una experiencia de intervención en la Escuela de Fotógrafos Populares de MaréIndicadores de autoconcepto en adolescentes: auto-informe de aspectos positivos y preocupaciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

MARTINS, Edna; SANTOS, Alessandro de Oliveira dos  y  COLOSSO, Marina. Relações étnico-raciais e psicologia: publicações em periódicos da SciELO e Lilacs. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp. 118-133. ISSN 1516-3687.

Com base na análise de artigos de periódicos nacionais de psicologia, publicados entre 2000 e 2009, o estudo oferece um panorama de como as relações étnico-raciais têm sido investigada pela psicologia. Foram identificados 41 artigos, categorizados e analisados conforme seus conteúdos. A produção mostrou-se relevante para compreensão das relações étnico-raciais ao dedicar-se à construção de conhecimento sobre: a violência psicológica do preconceito e do racismo; o legado social do branqueamento e seus efeitos psicossociais sobre a identidade étnico-racial de negros e brancos; e o monitoramento dos efeitos das políticas e dos programas de promoção da igualdade étnico-racial. Alinhavados, os artigos indicam que as relações étnico-raciais têm sido objeto de investigação da psicologia, notadamente da psicologia social, e que a noção de raça aos poucos vem sendo incorporada pelos(as) pesquisadores(as) desse campo como categoria de análise para compreensão das diferenças, discriminação e desigualdades.

Palabras clave : relações raciais; pesquisa bibliográfica; preconceito; racismo; discriminação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )