SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Self-concept indicators on adolescents: self-report of concerns and positive aspectsText complexity and eye movements measures in adults readers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

MIRANDA, Valter Paulo Neves et al. Estudo transversal sobre imagem corporal de adolescentes. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp. 151-162. ISSN 1516-3687.

O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação corporal de adolescentes de uma cidade de Minas Gerais, Brasil. O desenho do estudo foi transversal, com estudantes divididos em dois grupos, de acordo com período da adolescência: intermediário (15-16 anos) e final (17-21 anos). Para avaliação da imagem corporal, utilizou-se a escala de satisfação por áreas corporais. Participaram 170 escolares (66 meninos e 104 meninas). A mediana de satisfação corporal foi de 52,0 (25,0-72,0) pontos. A satisfação com a imagem corporal avaliada pelas áreas corporais foi elevada nos adolescentes, embora tenham sido encontrados baixos índices de satisfação com o peso e com o tônus muscular. Meninas tiveram escores menores de satisfação com o peso que os meninos (p = 0,045), houve também uma correlação significativa entre a idade e o escore total de satisfação corporal (r = 0,955). Verificou-se que a satisfação com a imagem corporal foi elevada, sendo o peso e o tônus muscular os itens com menores escores.

Keywords : imagem corporal; comportamento alimentar; adolescentes; idade; estudos transversais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )