SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Cross-sectional study on body image in adolescentsRelationship between musical auditory reasoning and intelligence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

OLIVEIRA, Darlene Godoy et al. Complexidade do texto e medidas de movimentos oculares em adultos leitores. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp. 163-174. ISSN 1516-3687.

O objetivo deste trabalho foi investigar padrões de movimentos oculares de adultos bons leitores durante a leitura de textos com dois níveis de dificuldades e com três tipos de conteúdo: situações cotidianas, textos didáticos e jornalísticos. Vinte e quatro participantes leram os textos em voz alta enquanto o movimento monocular foi gravado e responderam a questões relacionadas à compreensão dos textos. Resultados indicam aumento da média de tempo de leitura por palavra, do número de fixações e de sacadas regressivas de acordo com a complexidade e o assunto do texto. Os dados foram discutidos em função do aumento de demanda cognitiva e utilizados para a compreensão do texto, como habilidades de integração semântica, memória de trabalho e inferências. Esses dados auxiliam na construção de instrumentos de avaliação para indivíduos disléxicos.

Keywords : fixação ocular; leitura; avaliação; processamento de textos; adulto.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )