SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Relações entre raciocínio auditivo musical e inteligênciaDesenvolvimento infantil: concepções e práticas de educadoras em creches públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MOREIRA, Ana Paula Gomes  e  GUZZO, Raquel Souza Lobo. Situação-limite na educação infantil: contradições e possibilidades de intervenção. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp. 188-199. ISSN 1516-3687.

Este trabalho está circunscrito nos marcos da psicologia escolar. Sua realização buscou discutir a aplicação do conceito de situação-limite, delineado por Ignacio Martín-Baró, ao contexto da educação infantil. Tal conceito enfatiza a relação entre risco, proteção e vulnerabilidade a partir da perspectiva materialista de base dialética. Por meio de uma investigação documental com as características da pesquisa-ação-participante, conduzimos um processo construtivo-interpretativo que culminou na elaboração de categorias representativas do que sejam situações-limite para o desenvolvimento das crianças. O conteúdo dessas categorias indica que as situações que se constituem como limites para o desenvolvimento das crianças ultrapassam as questões pedagógicas e envolvem as políticas de saúde e assistência, além de elementos de risco como tráfico e violência. Daí conclui-se a emergência da ideia de situação-limite como uma contribuição teórica e prática para o campo da psicologia escolar.

Palavras-chave : psicologia escolar; educação infantil; prevenção; psicologia social da libertação; materialismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )