SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Limit situation in early childhood education: contradictions and possibilities of intervention. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

RAMOS, Deborah Dornellas  and  SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro. Desenvolvimento infantil: concepções e práticas de educadoras em creches públicas. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp. 200-213. ISSN 1516-3687.

Partindo do pressuposto de que o sistema de crenças sobre o desenvolvimento infantil é elaborado mediante o contexto histórico-cultural e repercute sobre as interações adulto-criança, o presente estudo investigou as concepções de educadoras em creches públicas sobre o desenvolvimento infantil e sua promoção, considerando a realidade de trabalho e a relação família-creche. Em entrevista com seis educadoras, abordaram-se os seguintes aspectos: rotina de trabalho, desenvolvimento das crianças e relação família-creche. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo temática. De modo geral, as educadoras avaliaram positivamente o desenvolvimento das crianças. Contudo, aspectos negativos, como agressividade e agitação, também foram relatados. Observou-se que os conflitos entre cuidar e educar se mostraram presentes nas rotinas das creches, repercutindo, sobretudo, nas relações estabelecidas com as famílias e nas interações educadora-criança. Salienta-se a necessidade de compreender esses dados mediante as particularidades do contexto específico em que emergiram.

Keywords : concepção; desenvolvimento infantil; educadores; creches; prática profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )