SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Tratamento de fobia específica por dessensibilização e reprocessamento por meio dos movimentos oculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

GAZOTTI, Thaís de Castro  e  PREBIANCHI, Helena Bazanelli. Caracterização da interconsulta psicológica em um hospital geral. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp. 18-30. ISSN 1516-3687.

A interconsulta psicológica é um instrumento utilizado pelo profissional para compreender e aprimorar a assistência ao paciente no hospital geral. Objetivou-se caracterizar o tipo de demanda atendida pela interconsulta psicológica de um hospital universitário. Realizou-se uma pesquisa documental e retrospectiva mediante o levantamento dos registros das interconsultas, no período de setembro de 2011 a fevereiro de 2012. Os resultados indicaram que a maioria dos pacientes é mulher, com 30 a 50 anos de idade, residente na cidade onde se localiza o hospital; as solicitações de interconsultas são feitas, frequentemente, por enfermeiros e médicos, com prevalência dos motivos de humor depressivo e ansiedade. Concluiu-se que a interconsulta é uma forma visível da aplicação do conceito de interdisciplinaridade e de inserção do psicólogo na equipe multiprofissional; contudo, a formação dos profissionais é falha quanto à padronização de condutas e habilidades para pesquisa.

Palavras-chave : hospital; interconsulta; psicologia; equipe multidisciplinar; interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )