SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Characterization of psychological consultation-liaison in a general hospitalStress and tinnitus: relaxation as a possibility of intervention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

LOPES, Catarina de Castro; CARVALHO, Sónia Cortinhas  and  BARBOSA, Maria Raquel. Tratamento de fobia específica por dessensibilização e reprocessamento por meio dos movimentos oculares. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp. 31-42. ISSN 1516-3687.

A fobia específica é caracterizada pela presença de um medo persistente e recorrente que é excessivo e irracional a um objeto ou situação específica que desencadeia uma forte reação de ansiedade. Diversos estudos têm sido realizados com intuito de avaliar a eficácia da dessensibilização e reprocessamento através dos movimentos oculares (EMDR), e tem sido comprovado que é um método bem-sucedido para tratamento de fobia específica, ansiedade, depressão, traumas e queixas somáticas. O caso do presente artigo descreve o trabalho terapêutico realizado com uma mulher de 42 anos com fobia a próteses dentárias através da intervenção EMDR. No final da intervenção, a paciente perdeu o medo às próteses, já não revelando respostas de ansiedade e de desconforto, mantendo-se estável durante o período de follow-up, um mês após a intervenção. Esses resultados repercutiram-se na melhoria da sua qualidade de vida, ao nível da sua vida pessoal, social e profissional.

Keywords : fobia específica; estudo de caso; trauma; ansiedade; movimentos oculares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )