SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Tratamento de fobia específica por dessensibilização e reprocessamento por meio dos movimentos ocularesAspectos psicossociais da construção da identidade paterna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim; VIANA, Nathalia Perfumo Munhoz; PALAMIN, Maria Estela Guadagnucci  e  CALAIS, Sandra Leal. Estresse e zumbido: o relaxamento como uma possibilidade de intervenção. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp. 43-56. ISSN 1516-3687.

O objetivo desta pesquisa foi verificar a presença de estresse em pessoas com queixa de zumbido e o efeito do relaxamento progressivo na percepção do zumbido e no estresse. O estresse foi avaliado em 50 pacientes, e a intervenção ocorreu com 12 participantes da amostra. Utilizaram-se a entrevista de anamnese, o inventário de sintomas de stress e o relaxamento progressivo. Os resultados demonstraram que o zumbido influencia a vida dos pacientes em aspectos físicos e emocionais. A intervenção com o relaxamento progressivo revelou respostas satisfatórias como alterações na percepção do zumbido e nos sintomas de estresse. A intervenção psicológica contribuiu para o controle dos pacientes em relação ao convívio com o zumbido, conduzindo-os ao aprendizado de estratégias de enfrentamento ao sintoma e ao estresse.

Palavras-chave : estresse; zumbido; relaxamento progressivo; intervenção em grupo; intervenção psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )