SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Estresse e zumbido: o relaxamento como uma possibilidade de intervençãoPreparação para a adoção: grupo de apoio para candidatos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

VIEIRA, Gabriela Teixeira  e  NASCIMENTO, Adriano Roberto Afonso. Aspectos psicossociais da construção da identidade paterna. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp. 57-68. ISSN 1516-3687.

A presente investigação buscou analisar, a partir da teoria da identidade social, os aspectos psicossociais envolvidos na construção da identidade paterna, segundo 14 sujeitos, com idade entre 20 e 50 anos, todos pais do primeiro filho, com idade entre 2 a 7 meses, residentes da região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Com esse objetivo, a partir de um roteiro semiestruturado, realizaram-se entrevistas que, posteriormente, foram submetidas à análise de conteúdo. As categorias foram organizadas segundo os três componentes da identidade social: cognitivo (ser responsável; dar amor e carinho ), avaliativo (ser bom pai) e emocional (atividades prazerosas realizadas com os filhos). Em seu conjunto, os entrevistados procuram negociar, de formas variadas, os sentidos e as práticas tradicionais relacionados ao ser pai com as mais recentes expectativas sociais sobre tal função nas suas relações cotidianas.

Palavras-chave : paternidade; identificação social; grupo social; análise qualitativa; psicologia social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )