SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Psychosocial aspects of paternal identity constructionPersonality and risky behaviours of drivers: sex differences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SEQUEIRA, Vania Conselheiro  and  STELLA, Claudia. Preparação para a adoção: grupo de apoio para candidatos. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp. 69-78. ISSN 1516-3687.

A Lei da Convivência Familiar é a atual legislação sobre a adoção no país. Ela cria a obrigatoriedade da habilitação prévia para adotar e considera necessária a preparação psicossocial e jurídica do candidato a adotante. Este artigo busca refletir, a partir de uma experiência em grupo de apoio a candidatos à adoção, sobre a possibilidade de o grupo de apoio ser uma ferramenta de prevenção de conflitos com a criança a ser adotada. Para que possam acolher um filho, os pais precisam entender as filiações, as heranças e os desejos deste, e o grupo de apoio pode ser uma forma de sensibilização e preparação dos candidatos à adoção para temas que permeiam o processo de filiação.

Keywords : adoção; grupo de apoio psicossocial; psicologia jurídica; filiação; psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )