SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Satisfação e autonomia nas atividades de lazer entre universitáriosConstrução da identidade discursiva de estagiários na área de psicologia do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MARTINS, Alberto Mesaque; CARVALHO, Cristiene Adriana da Silva  e  ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Pesquisa em representações sociais no Brasil: cartografia dos grupos registrados no CNPq. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp. 104-114. ISSN 1516-3687.

Neste trabalho, buscou-se identificar e caracterizar os grupos de pesquisa brasileiros que desenvolvem a teoria das representações sociais (TRS). Foram coletados dados da página do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir dos seguintes termos “representação social” e “representações sociais”, sem recorte temporal. Em seguida, realizaram-se análise da página dos grupos, tabulação e análise dos resultados. Foram identificados 172 grupos de pesquisa que estudam a TRS, sendo a maior parte desses localizados no Sudeste do país. Constata-se que a TRS refere-se a um referencial teórico e metodológico vivo, em constante produção no Brasil. A TRS encontra-se presente nos diferentes campos e áreas do conhecimento, revelando o seu caráter interdisciplinar e sua apropriação para a compreensão de fenômenos de ordens distintas.

Palavras-chave : teoria das representações sociais; grupos de pesquisa; pesquisa bibliográfica; psicologia social; cognição social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )