SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Research in social representations in Brazil: cartographic of the groups registered on CNPqPlaying and behavior problems of children with cancer at a hospital classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

RODRIGUES, Rosângela Rocio Jarros. Construção da identidade discursiva de estagiários na área de psicologia do trabalho. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp. 115-126. ISSN 1516-3687.

A construção da identidade do psicólogo pode ser compreendida por meio de diferentes propostas de análise. Esta pesquisa inscreve-se na filiação da análise de discurso da linha francesa fundada por Michel Pêcheux. O objetivo é analisar o processo de construção da identidade discursiva do graduando na área de psicologia do trabalho, um campo de atividade de forças ideológicas conflituosas. O método é qualitativo e constitui um estudo de caso, a partir dos dados obtidos por meio de 14 excertos extraídos da seção da fundamentação teórica de relatórios finais do estágio. Os resultados revelam duas formações discursivas dominantes que emergem a partir do discurso do outro: manutenção e transformação. Ambas são projetadas como discursos em confronto para um lugar, o da organização privada. Conclui-se que a identidade discursiva é construída por meio do jogo de aproximação e distanciamento da formação discursiva da transformação.

Keywords : psicologia do trabalho; identidade; trabalho; análise de discurso; estágio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )