SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The construction of the discursive identity of the graduating in the area of working psychologyValidity study of the assessment questionnaire of metatextual awareness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

HOSTERT, Paula Coimbra da Costa Pereira; ENUMO, Sônia Regina Fiorim  and  LOSS, Alessandra Brunoro Motta. Brincar e problemas de comportamento de crianças com câncer de classes hospitalares. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp. 127-140. ISSN 1516-3687.

Brincar no hospital traz benefícios à criança e ao tratamento, servindo como uma estratégia de enfrentamento da hospitalização. O objetivo deste estudo foi descrever as preferências lúdicas de crianças com câncer, na classe hospitalar. Participaram 18 crianças (de 6 a 12 anos), avaliadas pelo instrumento computadorizado de avaliação do brincar no hospital (ABHcomp). Os pais responderam à escala comportamental infantil A2 de Rutter (ECI). As brincadeiras preferidas no ABHcomp foram: desenhar, assistir à TV e ler gibi. As crianças apresentaram problemas comportamentais e emocionais (61,1%) na ECI, como dor de cabeça e medo. A alta frequência de problemas indica a importância da assistência psicológica, que pode ser realizada por meio da associação de recursos lúdicos às técnicas psicológicas adequadas às demandas do contexto da doença e da hospitalização. Além disso, o brincar aparece durante o período na classe hospitalar, indicando possíveis benefícios dessa para a brincadeira no hospital e o tratamento dessas crianças.

Keywords : brincar no hospital; hospitalização infantil; câncer infantil; classe hospitalar; estratégias de enfrentamento da hospitalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )