SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Brincar e problemas de comportamento de crianças com câncer de classes hospitalaresCriação de vídeos de expressões emocionais por meio de estímulos multimídia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CUNHA, Neide de Brito  e  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Estudo de validade do questionário de avaliação de consciência metatextual. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp. 141-154. ISSN 1516-3687.

Considerando a escassez de estudos com consciência metatextual no Brasil, elaborou-se um instrumento para medi-la. Foram realizados dois estudos, um de natureza qualitativa para derivar evidências de validade de conteúdo para o questionário de avaliação da consciência metatextual – piloto (QACM-P), demonstradas pela análise de juízes e estrutura do instrumento. No segundo estudo, de caráter quantitativo, foram buscadas evidências de validade baseadas na relação com outras variáveis quanto aos anos escolares e construtos relacionados e à consistência interna dos itens. Participaram 30 estudantes de uma escola pública, sendo dez crianças de cada ano escolar, do 3º ao 5º. Os instrumentos utilizados foram o QACM-P e dois testes de Cloze. Os resultados indicaram que houve evidência de validade de conteúdo pela análise dos juízes e dos erros das crianças. Houve evidência de validade para construtos relacionados, no entanto não houve pelos anos escolares. Estudos futuros serão necessários para o refinamento desse instrumento, antes de ser aplicado em uma amostra maior e mais representativa.

Palavras-chave : compreensão da leitura; consciência metatextual; ensino fundamental; validade do teste; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )