SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Criação de vídeos de expressões emocionais por meio de estímulos multimídiaIntervenção em habilidades cognitivas e metacognitivas de leitura em alunos do Programa de Educação Tutorial – PET índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MONTIEL, José Maria; CECATO, Juliana Francisca; BARTHOLOMEU, Daniel  e  MARTINELLI, José Eduardo. Testes do desenho do relógio e de fluência verbal: contribuição diagnóstica para o Alzheimer. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp. 169-180. ISSN 1516-3687.

Os testes do desenho do relógio (TDR) e de fluência verbal (FV) são de simples aplicação e amplamente utilizados em avaliações neuropsicológicas que procuram investigar síndromes demenciais em idosos. O diagnóstico da doença de Alzheimer é clínico, mas os testes cognitivos são de grande auxílio durante a anamnese. O objetivo deste trabalho foi avaliar a correlação entre os testes de fluência verbal e do desenho do relógio e outros instrumentos cognitivos usados para o rastreio de doença de Alzheimer. Adotou-se o estudo de corte transversal com 130 idosos, avaliados pelos instrumentos: Cambridge cognitive examination (Camcog), miniexame do estado mental (Meem), FV e TDR. Critérios para doença de Alzheimer foram baseados no National Institute for Communicative Disorders and Stroke – Alzheimer’s Disease and Related Disorders Association (Nincds-ADRDA). Um grupo de controles normais foi formado de acordo com os sujeitos que não preencheram critérios para síndrome demencial. Os resultados apontaram para uma correlação moderada e significativa entre os instrumentos utilizados. Pode-se concluir que os testes podem ser utilizados em associação, com uma boa correlação para essa população.

Palavras-chave : avaliação psicológica; neuropsicologia; psicodiagnóstico; teste do desenho do relógio; doença de Alzheimer.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )