SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Testes do desenho do relógio e de fluência verbal: contribuição diagnóstica para o Alzheimer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

RODRIGUES, Marisa Cosenza; ALVES, Marília Aparecida Pontes; ALMEIDA, Rafaela Duque de  e  SILVA, Renata de Lourdes Miguel da. Intervenção em habilidades cognitivas e metacognitivas de leitura em alunos do Programa de Educação Tutorial – PET. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp. 181-190. ISSN 1516-3687.

A compreensão leitora é essencial para uma formação acadêmica de qualidade. O estudo objetivou avaliar o efeito de um programa dirigido a promover o desenvolvimento de estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura em 11 alunos do curso de Psicologia, bolsistas do Programa de Educação Tutorial, os quais foram pré e pós-avaliados por meio da escala de estratégias metacognitivas de leitura – formato universitário. O programa envolveu 12 encontros semanais, num total de 24 horas, tendo como base a conjugação de três pilares de estratégias metacognitivas – AIM, K-W-L e K-W-L PLUS. Encontraram-se médias superiores na pós-avaliação, com resultados significativos para os três fatores que compõem a escala (global, suporte e solução de problemas), assim como para o escore geral. Os dados sugerem aprimoramento da utilização de estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura após a intervenção, realçando a importância de estudos dessa natureza com universitários.

Palavras-chave : compreensão da leitura; estudantes universitários; estudos de intervenção; metacognição; promoção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )