SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Consumo de substâncias psicoativas em estudantes do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MACIEL, Silvana Carneiro et al. Sintomas depressivos em familiares de dependentes químicos. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp. 18-28. ISSN 1516-3687.

O objetivo deste estudo foi avaliar a sintomatologia depressiva em familiares de dependentes químicos e sua relação com variáveis sociodemográficas dos participantes. A amostra foi composta por 100 familiares de dependentes químicos, a maioria do sexo feminino. O estudo foi realizado em instituições de tratamento para dependentes químicos em João Pessoa/PB. Utilizaram-se um questionário sociodemográfico e o Beck Depression Inventory (BDI), e os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Constatou-se um índice de 66% de sintomatologia depressiva, dos quais 35% possuíam sintomas leves, 27%, moderados, e 4%, graves. A escolaridade mostrou-se significativamente relacionada com a sintomatologia depressiva, e identificaram-se maiores médias nos participantes com baixa escolaridade. Esses resultados são importantes porque os familiares são pouco estudados e assistidos pelas políticas públicas de saúde, embora sejam considerados relevantes no tratamento e na inclusão social dos dependentes químicos.

Palavras-chave : depressão; transtornos relacionados ao uso de substâncias; família; drogas; BDI.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )