SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Depressive symptoms in family members of drug-addictsBeyond the substance: considerations about the subject in the drug addiction condition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

LOPES, Andressa Pereira  and  REZENDE, Manuel Morgado. Consumo de substâncias psicoativas  em estudantes do ensino médio. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp. 29-40. ISSN 1516-3687.

Este estudo objetivou verificar a prevalência do consumo de substâncias psicoativas em adolescentes do ensino médio da cidade de Maceió, no Estado de Alagoas. Tratou-se de um estudo descritivo transversal. A amostra foi composta por 407 estudantes de quatro escolas públicas e três particulares. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e a um questionário sobre o consumo de substâncias psicoativas. O álcool foi a substância mais consumida nas cinco modalidades de uso: na vida, no ano, no mês, uso frequente e uso pesado. O consumo na vida foi prevalente nos adolescentes do sexo masculino e nos estudantes das escolas particulares. A pesquisa verificou a necessidade de realizar projetos de prevenção ao uso de drogas de promoção de saúde.

Keywords : adolescência; drogas; abuso de substâncias; ensino médio; prevalência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )