SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Consumo de substâncias psicoativas em estudantes do ensino médioAmbulatório de psiquiatria infantil: prevalência de transtornos mentais em crianças e adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MACEDO, Mônica Medeiros Kother; DOCKHORN, Carolina Neumann de Barros Falcão  e  KEGLER, Paula. Para além da substância: considerações sobre o sujeito na condição da toxicomania. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp. 41-52. ISSN 1516-3687.

O aumento do consumo de drogas e seus efeitos subjetivos configuram um problema epidêmico de saúde pública. Este artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo acerca da condição subjetiva de oito jovens toxicômanos que buscaram auxílio em instituições destinadas ao tratamento de dependentes químicos. Na metodologia da análise interpretativa de dados coletados em entrevistas, foi utilizado o referencial psicanalítico. A precariedade das relações primordiais denunciou construções subjetivas marcadas por abandono e desamparo. A compreensão acerca da condição do sujeito, em sua relação com o objeto droga, revelou a intensa dor psíquica que encontra, na anestesia oferecida pelo tóxico, uma estratégia de enfrentamento. Constatou‑ se, no relato dos participantes deste estudo, como as intensidades vivenciadas precocemente e não tramitadas pelo psiquismo encontram, como forma de descarga, a via do ato. A fragilidade psíquica dos sujeitos entrevistados permite reafirmar a necessária ampliação nas estratégias usuais de intervenção sobre o fenômeno da drogadição.

Palavras-chave : toxicomania; sujeito; dor psíquica; psicanálise; saúde pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )