SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Ambulatório de psiquiatria infantil: prevalência de transtornos mentais em crianças e adolescentesO sofrimento psíquico contemporâneo no imaginário coletivo de estudantes de Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

JORGE, Maria Salete Bessa et al. Possibilidades e desafios do apoio matricial na atenção básica: percepções dos profissionais. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp. 63-74. ISSN 1516-3687.

O estudo objetivou analisar a operacionalização do apoio matricial (AM) em saúde mental na atenção básica. Trata‑se de uma pesquisa qualitativa, realizada em um Centro de Saúde da Família de Fortaleza, Ceará, Brasil. Participaram do estudo os profissionais da Estratégia Saúde da Família e do Centro de Atenção Psicossocial. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas das práticas e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontam que o AM assume variadas formas, dependendo do contexto em que se desenvolve e das percepções dos profissionais envolvidos. Sua efetivação sugere mudança nas práticas dos profissionais, com a inclusão de ações interdisciplinares e de compartilhamento de saberes. Nessa dinâmica, estão implicados o nível de compromisso e engajamento dos gestores, profissionais de saúde, usuários, familiares e comunidade, que, de maneira compartilhada, contribuem decisivamente para a reorganização do cuidado em saúde mental na atenção básica.

Palavras-chave : matriciamento; saúde mental; atenção básica; promoção da saúde; assistência à saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )