SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Possibilidades e desafios do apoio matricial na atenção básica: percepções dos profissionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CAMBUI, Heloisa Aguetoni  e  NEME, Carmen Maria Bueno. O sofrimento psíquico contemporâneo no imaginário coletivo de estudantes de Psicologia. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp. 75-88. ISSN 1516-3687.

As profundas transformações socioculturais pelas quais atravessa o mundo têm sido acompanhadas de novas configurações subjetivas e manifestações de sofrimento psíquico, cujo impacto e ressonância na clínica psicológica exigem compreensão e manejos singulares. O objetivo deste estudo foi investigar o imaginário coletivo de estudantes de Psicologia acerca do sofrimento psíquico contemporâneo. À luz do método psicanalítico, esta investigação utilizou o procedimento de desenhos‑estórias com tema em entrevista grupal. O conjunto das produções dos desenhos‑estórias, com base nas narrativas interativas redigidas após cada entrevista, foi interpretativamente analisado e permitiu a apreensão dos seguintes campos de sentido afetivo ‑emocional: “Solidão”, “Ensaio sobre o sofrimento”, “Agonias do não‑ser”, “Encontro humano com o sofrimento”, “Fuga: a grande defesa”, “Não vivido”, “Desesperança humana” e “Sofrimento multifacetado”. O conjunto das análises permitiu a apreensão de um imaginário coletivo no qual o sofrimento atual é constituído, principalmente, por sensações de solidão, desamparo, futilidade, inautenticidade e vazio existencial.

Palavras-chave : sofrimento; desenho; imaginário coletivo; psicanálise; Winnicott.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )