SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Efeitos da exposição a atividades sobre respostas de pressão à barra em esquema temporal de reforçamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SOARES, Adriana Benevides et al. Humor: ingrediente indispensável nas relações sociais?. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp. 93-105. ISSN 1516-3687.

A universidade tem se mostrado como lugar de crescimento intelectual, de construção de perspectivas e de convívio social. Estudos atuais demonstram que habilidades sociais e humor são fundamentais para uma comunicação eficaz, para o crescimento profissional e o bem ‑estar psicológico individual e grupal. O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre habilidades sociais e humor em estudantes universitários. Participaram 167 estudantes que responderam à Escala de Senso de Humor Situacional e ao Inventário de Habilidades Sociais. Os resultados mostraram que o humor está associado às habilidades sociais e que o fator “humor com amigos e colegas” pode ser considerado preditor de alguns fatores das habilidades sociais.

Palavras-chave : humor; competência social; universitários; habilidades sociais; bem‑estar psicológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )