SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Humor: indispensable ingredient in social relations?Motor performance and self‑efficacy sense in students of elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

AURELIANO, Lívia Ferreira Godinho  and  BANACO, Roberto Alves. Efeitos da exposição a atividades sobre respostas de pressão à barra em esquema temporal de reforçamento. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp. 106-121. ISSN 1516-3687.

Foram investigados os efeitos do acesso e o tempo de exposição às atividades sem reforço programado sobre a efetividade das respostas de pressão à barra submetidas a esquemas de reforçamento diferencial de baixas taxas (DRL 5, 10 e 21 segundos). Foram sujeitos quatro ratos machos, privados de alimento: dois submetidos a uma caixa experimental com sete compartimentos, e dois, à caixa operante padrão. As maiores diferenças entre os desempenhos ocorreram a partir do DRL 10 s. No DRL 21 s, as taxas de reforços obtidos foram maiores para os sujeitos da caixa padrão, sem acesso a atividades. As porcentagens de respostas reforçadas aumentaram em função do tempo da sessão para os quatro sujeitos, sem diferenças expressivas. Concluiu‑se que o acesso às atividades não exerceu função essencial para a efetividade das respostas submetidas ao DRL e que talvez a variável crítica tenha sido o tempo de exposição dos sujeitos aos valores dos esquemas e não o acesso a outras atividades.

Keywords : ambiente aberto e fechado; atividades colaterais; esquema temporal de reforçamento; reforçamento diferencial de baixa taxa (DRL); efetividade do desempenho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )