SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Efeitos da exposição a atividades sobre respostas de pressão à barra em esquema temporal de reforçamentoEvidências de validade do subteste de leitura do teste de desempenho escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SILVA, Juliana da; CAPISTRANO, Renata; BELTRAME, Thais Silva  e  ALEXANDRE, Juliano Maestri. Desempenho motor e senso de autoeficácia de escolares do ensino fundamental. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp. 122-130. ISSN 1516-3687.

Este estudo objetivou investigar o desempenho motor e o senso de autoeficácia de escolares do ensino fundamental, de uma escola municipal da cidade de São José/SC. Os participantes da pesquisa foram 338 crianças, com idade entre 7 e 10 anos. Para coleta dos dados, utilizaram a bateria para avaliação do movimento da criança (movement assessment battery for children – MABC) e o roteiro para avaliação do senso de autoeficácia (Rasae). Para análise dos dados, utilizou‑se estatística descritiva e inferencial. Quanto à classificação do desempenho motor, verificou‑se que o percentual de problemas motores definidos ultrapassou o índice apontado pela literatura. Com relação à autoeficácia, pode‑se dizer que, neste estudo, quanto melhor o desempenho motor, melhor foi o senso de autoeficácia.

Palavras-chave : desempenho motor; dificuldade motora; autoeficácia; escolares; ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )