SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Desempenho motor e senso de autoeficácia de escolares do ensino fundamentalEstudo da dimensionalidade da escala de comprometimento organizacional pelo modelo de Rasch índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ATHAYDE, Marcia de Lima; GIACOMONI, Claudia Hofheinz; ZANON, Cristian  e  STEIN, Lilian Milnitsky. Evidências de validade do subteste de leitura do teste de desempenho escolar. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp. 131-140. ISSN 1516-3687.

O teste de desempenho escolar é um instrumento psicopedagógico desenvolvido para crianças da 1ª à 6ª série, cujo objetivo é avaliar de maneira ampla a aprendizagem por meio de três subtestes: leitura, escrita e aritmética. A proposta deste estudo foi avaliar as propriedades psicométricas do subteste de leitura, utilizando a análise de eixos principais e a teoria de resposta ao item para avaliar a estrutura interna, a dificuldade e a discriminação dos itens. A amostra foi composta de dados oriundos de pesquisas realizadas em quatro Estados brasileiros (N = 1.831). Os resultados indicaram que o subteste de leitura apresenta evidências de unidimensionalidade, avalia com mais precisão estudantes com níveis baixos e médios de habilidade e discrimina estudantes apenas até a 3ª série. Esses resultados indicam que o subteste mostra evidências de validade, mas requer refinamento.

Palavras-chave : leitura; teste de desempenho escolar; validade; teoria de resposta ao item; avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )