SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Comunidades terapêuticas para dependentes de substâncias psicoativas: avaliação dos resultados do tratamentoMotivação para o aprendizado em estudantes de graduação em Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

GOMES NETO, Rogério; AZZI, Roberta Gurgel; BASQUEIRA, Ana Paula  e  GUERREIRO‑CASANOVA, Daniela Couto. O ensino médio e as habilidades sociais: um estudo com a escala Messy. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp. 172-184. ISSN 1516-3687.

O presente estudo teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre as relações sociais no ensino médio por meio da identificação, descrição e análise das habilidades sociais dos jovens alunos. Participaram do estudo 219 alunos do ensino médio. A coleta foi realizada por meio do questionário de caracterização do participante e da escala Messy de habilidades sociais. Os resultados mostraram diferenças significativas no fator habilidades sociais/assertividade, com escores maiores na faixa etária 16‑17 anos e no gênero feminino. No fator agressividade/comportamento antissocial, constataram‑se diferenças significativas, com maior escore no período noturno de aula e maior escore para os alunos da 2ª série do ensino médio. Os resultados também indicaram valores altos para toda amostra quanto ao fator habilidades sociais/assertividade e valores baixos quanto ao fator agressividade/comportamento antissocial. Os resultados, em parte, se alinham com a literatura e alertam para o equívoco de generalizar a relação entre comportamentos agressivos e escolas de ensino médio.

Palavras-chave : ensino médio; habilidades sociais; estudantes; relações sociais; educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )