SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Psicoterapia Analítica Funcional feminista: possibilidades de um encontroRepresentações sociais e estereótipos sobre aids e pessoas que vivem com HIV/Aids índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SIMAS, André Luiz Barreto; SOUTO, Jéssica Faria  e  CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de. Inclusão de pessoas com deficiência no trabalho: percepção dos universitários. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.3, pp. 30-42. ISSN 1516-3687.

As percepções sobre as possibilidades de trabalho das pessoas com deficiência (PcDs) têm sido um tema amplamente discutido. O objetivo deste estudo foi analisar as possíveis associações entre as formas pelas quais os universitários percebem a deficiência, os fatores antecedentes – como conhecimento sobre a deficiência e experiência prévia – e a confiança. O estudo foi conduzido com 800 universitários, de quatro universidades públicas, localizadas em Minas Gerais. Utilizaram-se o Inventário de Concepções de Deficiência, um questionário de confiança e um questionário de caracterização sociodemográfica. Constatou-se que as percepções sobre a deficiência associam-se com o convívio com PcDs, com a confiança e com a formação acadêmica. Conclui-se que averiguar a percepção dos universitários sobre as PcDs traz contribuições importantes para a formação profissional, pois auxilia na identificação de aspectos que, se trabalhados, poderão influenciar na melhoria das ações profissionais, organizacionais e políticas relacionadas à deficiência.

Palavras-chave : universitários; pessoas com deficiência; inclusão; trabalho; percepção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License