SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Representações sociais e estereótipos sobre aids e pessoas que vivem com HIV/AidsGestantes tardias de baixa renda: dados sociodemográficos, gestacionais e bem-estar subjetivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SALLES, Leila Maria Ferreira; SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e  e  FONSECA, Débora Cristina. Violência e inserção social do jovem de periferia urbana. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.3, pp. 58-68. ISSN 1516-3687.

Este trabalho tem por objetivo analisar modos de inserção social de jovens pertencentes aos estratos sociais mais desfavorecidos da população na comunidade onde vivem. Para tanto, foram organizados grupos focais com jovens que diferiam entre si quanto ao protagonismo de situações de violência. A análise indica que os jovens considerados protagonistas de violência tendem a se distanciar dos não protagonistas nas atividades que realizam, nos lugares que frequentam, nas formas de lazer que preferem e nas expectativas de vida futura que constroem. As interações de aproximação estão pautadas por estilos de vida semelhantes, e o afastamento se institui pela exacerbação de interesses específicos e pela acentuação da diferença. O estudo evidencia uma multiplicidade de modos de inserção social que, ao mesmo tempo que está associada ao pertencimento a um estrato socioeconômico, não é reduzível a ele.

Palavras-chave : jovens; violência; inserção social; comunidade; periferia urbana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License