SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Gestantes tardias de baixa renda: dados sociodemográficos, gestacionais e bem-estar subjetivoImagem corporal, ansiedade e depressão em mulheres submetidas à cirurgia bariátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FERNANDES, Luan Flávia Barufi; ALCKMIN-CARVALHO, Felipe; IZBICKI, Sarah  e  MELO, Márcia Helena da Silva. Prevenção universal de ansiedade na infância e adolescência: uma revisão sistemática. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.3, pp. 83-99. ISSN 1516-3687.

Os transtornos de ansiedade são os mais prevalentes entre crianças e adolescentes em idade escolar, atingindo de 4% a 25% dessa população. Programas de prevenção universal podem fortalecer fatores de proteção e amenizar fatores de risco, diminuindo a demanda de tratamento para esse transtorno no futuro. O objetivo deste artigo foi revisar sistematicamente os estudos baseados em evidências sobre Programas de Prevenção Universal para ansiedade na infância e adolescência produzidos entre 1985 e 2012. A busca foi realizada por dois pesquisadores independentes, na Bireme e PsycINFO, com as seguintes palavras-chave em combinação: "prevenção", "ansie­dade", "universal", "infância" e "adolescência", e seus equivalentes em inglês. Foram encontrados 197 estudos, e 12 satisfizeram os critérios de inclusão. A revisão permitiu verificar, por um lado, avanços consideráveis na produção internacional de conhecimento científico acerca dessas intervenções, mas, por outro, uma lacuna importante nas pesquisas nacionais, evidenciada pela ausência de estudos brasileiros sobre o tema.

Palavras-chave : ansiedade; prevenção universal; infância; adolescência; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License