SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Prevenção universal de ansiedade na infância e adolescência: uma revisão sistemáticaTeste das pirâmides coloridas de Pfister e a criatividade em crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MOTA, Diana Cândida Lacerda; COSTA, Telma Maria Braga  e  ALMEIDA, Sebastião Sousa. Imagem corporal, ansiedade e depressão em mulheres submetidas à cirurgia bariátrica. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.3, pp. 100-113. ISSN 1516-3687.

O impacto do excesso de peso e da cirurgia bariátrica (CB) pode gerar complicações psicológicas, como ansiedade, depressão e distúrbios da imagem corporal (IC). Este trabalho avaliou níveis de sintomas de ansiedade e depressão e a IC em mulheres submetidas à CB. Cinquenta mulheres responderam aos inventários de depressão (BDI) e ansiedade (BAI) de Beck e à escala de figuras de silhuetas (EFS) antes da CB quatro meses após a cirurgia. Foi realizada antropometria para cálculo do índice de massa corporal (IMC). Após a CB, verificou-se a diminuição nas médias de IMC (p < 0,001) e de pontuação do BAI (p < 0,01) e BDI (p = 0,001). A EFS apontou que a maioria das entrevistadas superestimou seu IMC real e 100% estavam insatisfeitas. Apesar da redução de peso e melhora das sintomatologias, as participantes apresentaram distúrbios da IC, justificando a importância de uma avaliação mais criteriosa dessa variável em indivíduos que se submetem à cirurgia.

Palavras-chave : imagem corporal; ansiedade; depressão; obesidade; cirurgia bariátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License