SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Body image, anxiety and depression in women submitted to bariatric surgeryCreative performance of children and teens of five regions of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de et al. Teste das pirâmides coloridas de Pfister e a criatividade em crianças. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.3, pp. 114-124. ISSN 1516-3687.

O objetivo deste trabalho foi verificar evidências de validade para o uso do teste das pirâmides coloridas de Pfister com crianças, especificamente no que diz respeito à criatividade. Participaram do estudo 56 crianças, de ambos os sexos, que cursam o sexto ano do ensino fundamental de escolas públicas localizadas em uma cidade do interior de São Paulo. A amostra foi dividida em dois grupos extremos com base nos resultados do teste de criatividade figural infantil. Posteriormente, foi aplicado o teste das pirâmides coloridas de Pfister. As crianças mais criativas apresentaram no Teste de Pfister aumento de síndrome de estímulo, resultado que pode auxiliar a identificar as crianças que possuem maior energia, abertura para os estímulos e interesse para produzir, o que condiz com a literatura. Afinal, pessoas criativas tendem a ter mais necessidade de se expressar.

Keywords : avaliação psicológica; criatividade; teste das pirâmides coloridas; validade do teste; desenvolvimento infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License