SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Imagem corporal, ansiedade e depressão em mulheres submetidas à cirurgia bariátricaRendimiento creativo de niños y adolescentes de cinco regiones de Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de et al. Teste das pirâmides coloridas de Pfister e a criatividade em crianças. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.3, pp. 114-124. ISSN 1516-3687.

O objetivo deste trabalho foi verificar evidências de validade para o uso do teste das pirâmides coloridas de Pfister com crianças, especificamente no que diz respeito à criatividade. Participaram do estudo 56 crianças, de ambos os sexos, que cursam o sexto ano do ensino fundamental de escolas públicas localizadas em uma cidade do interior de São Paulo. A amostra foi dividida em dois grupos extremos com base nos resultados do teste de criatividade figural infantil. Posteriormente, foi aplicado o teste das pirâmides coloridas de Pfister. As crianças mais criativas apresentaram no Teste de Pfister aumento de síndrome de estímulo, resultado que pode auxiliar a identificar as crianças que possuem maior energia, abertura para os estímulos e interesse para produzir, o que condiz com a literatura. Afinal, pessoas criativas tendem a ter mais necessidade de se expressar.

Palabras clave : avaliação psicológica; criatividade; teste das pirâmides coloridas; validade do teste; desenvolvimento infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License