SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Teste das pirâmides coloridas de Pfister e a criatividade em criançasOrder of stimulus presentation modulates interference in Stroop matching tasks: a reaction time study índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

NAKANO, Tatiana de Cássia et al. Desempenho criativo de crianças e adolescentes das cinco regiões do Brasil. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.3, pp. 125-142. ISSN 1516-3687.

O presente estudo teve como objetivo investigar a influência do ambiente no desempenho criativo de crianças e adolescentes. Uma amostra composta por 1.250 estudantes provenientes das cinco regiões do Brasil (250 de cada uma) respondeu ao teste de criatividade figural infantil. De um modo geral, os resultados apontaram para a influência da variável região de moradia nos quatro fatores avaliados pelo instrumento, assim como na maior parte das 12 características criativas nele avaliado. Em todos os fatores, perfis de desempenho bastante diferenciados foram encontrados entre as regiões brasileiras, de modo a demonstrar que, no presente estudo, as influências ambientais parecem estar influenciando a produção criativa dos estudantes avaliados. Tais resultados confirmam os apontamentos da literatura de que a criatividade não pode ser compreendida sem considerar o contexto em que o indivíduo encontra-se inserido, sendo importante considerar tal informação no momento de avaliação.

Palavras-chave : ambiente; ambiente social; criatividade; criança; adolescente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License