SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Creative performance of children and teens of five regions of BrazilInterdisciplinary protocol of neuropsychological, behavioral and clinical assessments for children and adolescents with inattention and hyperactivity complaints author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

CALDAS, Ariane Leão et al. Order of stimulus presentation modulates interference in Stroop matching tasks: a reaction time study. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.3, pp. 143-154. ISSN 1516-3687.

No teste Stroop clássico, o tempo gasto para nomear a cor de um estímulo incongruente (VERDE em azul) é maior que o necessário para nomear a cor de um estímulo congruente (AZUL em azul). No teste Stroop-Pareado (Stroop matching task), voluntários são instruídos a comparar atributos de dois estímulos, sendo um deles, necessariamente, um estímulo Stroop. Nosso objetivo foi investigar se a ordem de apresentação dos estímulos pode explicar resultados contraditórios e revelar a imposição de recursos de alta ordem na solução de conflitos. Nossos resultados confirmam que a estratégia adotada para desempenhar a tarefa depende da ordem na qual os estímulos foram apresentados. Na ordem "Stroop-Barra", é possível usar o intervalo entre os estímulos para solucionar o conflito inerente ao estímulo Stroop, o que não é possível na ordem "Barra-Stroop". No entanto, essas estratégias não conseguem explicar a discrepância de resultados observados na literatura.

Keywords : atenção; tempo de reação; Stroop; função executiva; solução de conflito.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License