SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Desempenho criativo de crianças e adolescentes das cinco regiões do BrasilProtocolo interdisciplinar de avaliação neuropsicológica, comportamental e clínica para crianças e adolescentes com queixas de desatenção e hiperatividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CALDAS, Ariane Leão et al. Order of stimulus presentation modulates interference in Stroop matching tasks: a reaction time study. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.3, pp. 143-154. ISSN 1516-3687.

No teste Stroop clássico, o tempo gasto para nomear a cor de um estímulo incongruente (VERDE em azul) é maior que o necessário para nomear a cor de um estímulo congruente (AZUL em azul). No teste Stroop-Pareado (Stroop matching task), voluntários são instruídos a comparar atributos de dois estímulos, sendo um deles, necessariamente, um estímulo Stroop. Nosso objetivo foi investigar se a ordem de apresentação dos estímulos pode explicar resultados contraditórios e revelar a imposição de recursos de alta ordem na solução de conflitos. Nossos resultados confirmam que a estratégia adotada para desempenhar a tarefa depende da ordem na qual os estímulos foram apresentados. Na ordem "Stroop-Barra", é possível usar o intervalo entre os estímulos para solucionar o conflito inerente ao estímulo Stroop, o que não é possível na ordem "Barra-Stroop". No entanto, essas estratégias não conseguem explicar a discrepância de resultados observados na literatura.

Palavras-chave : atenção; tempo de reação; Stroop; função executiva; solução de conflito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License