SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3The meanings of school inclusion: reflections from the perspective of historic-cultural psychology from a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SARAVALI, Eliane Giachetto  and  SILVA, Camila Fernanda da. Quando os estudantes falam sobre os problemas de aprendizagem: um estudo psicogenético. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.3, pp. 184-196. ISSN 1516-3687.

Considerando a teoria piagetiana e os estudos sobre a construção do conhecimento social, investigaram-se as ideias de estudantes sobre a aprendizagem e a não aprendizagem. Participaram 40 escolares de 6 a 16 anos, com queixas de dificuldades de aprendizagem, matriculados em escolas públicas no interior do Estado de São Paulo e submetidos a dois instrumentos: um desenho em que retratavam uma pessoa que aprende e outra que não aprende; e uma história envolvendo uma situação de não aprendizagem. Os dados obtidos apontam crenças bastante específicas construídas pela maioria dos participantes, correspondentes ao nível mais elementar de compreensão da realidade social. Suas interpretações desconsideram processos mais complexos para o fenômeno investigado e se centram em questões aparentes. Os resultados corroboram os estudos evolutivos realizados no contexto nacional, apontando ideias rudimentares, mesmo em sujeitos mais velhos. Sugere-se a necessidade de estudos que expliquem as causas desse atraso entre estudantes brasileiros.

Keywords : conhecimento social; teoria piagetiana; estudo evolutivo; ideias de estudantes; aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License