SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Dificuldades de maternagem em um grupo de mães de crianças agressivasConjugalidade e expectativas em relação à parentalidade em casais homossexuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

GREINERT, Bruna Rafaele Milhorini  e  MILANI, Rute Grossi. Depressão pós-parto: uma compreensão psicossocial. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp. 26-36. ISSN 1516-3687.

Este estudo buscou identificar os fatores psicossociais que podem favorecer o desenvolvimento da depressão pós-parto (DPP). Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo e qualitativo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, numa amostra de oito mães com idade entre 20 e 38 anos e que foram diagnosticadas com DPP. Os resultados obtidos com a pesquisa possibilitaram a compreensão dos fatores psicossociais que exercem influência sobre a manifestação da patologia, pois se verificou que o sentimento de despreparo e de incapacidade ante a maternidade, a idealização da maternidade e a preocupação com a vida profissional e com a situação financeira contribuem para o desenvolvimento da DDP. Conclui-se que são necessários programas de prevenção da DPP que levem em consideração os fatores psicossociais descritos, os quais poderiam ser desenvolvidos durante a gravidez, pois as alterações físicas, emocionais e sociais já começam a florescer na futura mãe.

Palavras-chave : gestação; puerpério; maternidade; depressão materna; aspectos psicossociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License