SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Conjugalidade e expectativas em relação à parentalidade em casais homossexuaisAdoecimento e sofrimento de professores universitários: dimensões afetivas e ético-políticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CAMARA, Cândida Maria Farias  e  GOIS, Cezar Wagner de Lima. Sentidos e arte: pesquisa-facilitação com um grupo de arte-identidade. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp. 50-60. ISSN 1516-3687.

O engajamento da autora no Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim colaborou para estabelecer o objetivo da pesquisa: compreender os sentidos que emergem do processo criativo realizado por participantes de um grupo de arte-identidade e sua implicação na construção da identidade. Para tanto, identificaram-se os sentidos expressos pelos participantes, os aspectos da expressão da identidade presentes nos sentidos e a contribuição da utilização da arte para a construção da identidade. Optou-se pelo método facilitar-pesquisando, de modo a contemplar a inseparabilidade entre facilitação de grupo e pesquisa. Foram gravados os relatos verbais e fotografadas as sessões, ambos submetidos à análise de conteúdo. Emergiram da pesquisa as seguintes unidades de sentido: medo da criação e resistência a ela; processo de criação; natureza; polaridade existencial – libertação/nascimento versus prisão/bloqueios; sentimento de grupo e de gratidão. Os sentidos revelam o processo criativo mediado pela arte como forma de fortalecer a identidade no desenvolvimento da coragem de criar a própria existência.

Palavras-chave : sentido; arte; identidade; pesquisa; facilitação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License