SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Sentidos e arte: pesquisa-facilitação com um grupo de arte-identidadeEducação parental: estudo exploratório em um grupo de dança inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SILVA, Eduardo Pinto e. Adoecimento e sofrimento de professores universitários: dimensões afetivas e ético-políticas. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp. 61-71. ISSN 1516-3687.

Neste artigo, objetivamos identificar e analisar diagnósticos prevalentes de problemas de saúde de professores, com destaque aos relativos à saúde mental. Os dados são de pesquisa em universidade federal em processo de expansão-interiorização, cujo objetivo foi analisar as repercussões das múltiplas demandas desse processo no trabalho, na saúde e na subjetividade. O instrumental metodológico foi composto por: entrevistas semiestruturadas com professores de áreas, campi e unidades acadêmicas distintos; análise de documentos e dados sobre a expansão; sistematização de dados sobre afastamentos por problemas de saúde coletados em consulta aos livros da junta médica da instituição. Priorizamos a apresentação destes registros. De outra parte, apontamos, nos limites do escopo do artigo, para aspectos qualitativos do adoecimento e/ou sofrimento, com articulações entre diagnósticos identificados e análises das entrevistas. Concluímos que o adoecimento e sofrimento envolvem dimensões afetivas, éticas e políticas.

Palavras-chave : adoecimento; sofrimento; trabalho do professor; saúde mental; expansão universitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License