SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Adoecimento e sofrimento de professores universitários: dimensões afetivas e ético-políticasEnurese noturna: associações entre gênero, impacto, intolerância materna e problemas de comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ANTUNES, Ana Pereira; XAVIER, Joana  e  ALMEIDA, Ana Tomás. Educação parental: estudo exploratório em um grupo de dança inclusiva. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp. 72-84. ISSN 1516-3687.

Neste trabalho avaliamos a eficácia do programa de educação parental Grupo Laços de Inclusão, implementado numa associação de arte inclusiva. Participaram no estudo 11 pais (três pais e oito mães) de crianças/jovens (nove com necessidades especiais e dois sem necessidades especiais) que frequentavam um grupo de dança inclusiva na Região Autónoma da Madeira (Portugal). Realizou-se uma avaliação pré-teste e pós-teste, cujos resultados parecem apontar para uma diminuição das perceções do stress global dos participantes, da exigência associada à interação com a criança e do nível de saúde dos pais que poderá interferir na relação com os filhos. Apesar de os resultados serem promissores nestas dimensões, são apresentadas algumas reflexões e limitações a ter em conta em futuras intervenções de educação parental.

Palavras-chave : educação parental; parentalidade positiva; eficácia do programa; necessidades especiais; inclusão social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License