SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Educação parental: estudo exploratório em um grupo de dança inclusivaBrinquedoteca hospitalar: a visão dos acompanhantes de crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FERRARI, Rafaela Almeida; ALCKMIN-CARVALHO, Felipe; SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos  e  PEREIRA, Rodrigo Fernando. Enurese noturna: associações entre gênero, impacto, intolerância materna e problemas de comportamento. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp. 85-96. ISSN 1516-3687.

O objetivo deste estudo foi identificar correlações entre as variáveis gênero, problemas de comportamento e impacto apresentados por crianças e adolescentes e nível de intolerância das mães ante a enurese. Nas avaliações, utilizaram-se os seguintes instrumentos: escala de impacto, preenchida pela criança e pelo adolescente, inventário de comportamentos para crianças e adolescentes e escala de tolerância, ambos destinados às mães. Participaram 31 crianças e adolescentes com enurese com idades entre 6 e 15 anos (M = 8,84 e DP = 2,08) e suas respetivas mães. Foram identificadas correlações estatisticamente significativas entre intolerância e impacto, e ainda entre impacto e idade. A média dos problemas de comportamento atingiu nível clínico, sendo os do tipo internalizante mais frequentes. Não foram encontradas associações entre problemas de comportamento e impacto ou intolerância, nem diferenças de gênero para todas variáveis analisadas. Na amostra avaliada, mães mais intolerantes têm filhos mais impactados, e o nível de intolerância delas parece aumentar à medida que a criança ou o adolescente ficam mais velhos.

Palavras-chave : enurese; problemas de comportamento; intolerância; impacto; criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License