SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Enurese noturna: associações entre gênero, impacto, intolerância materna e problemas de comportamentoRelação entre impulsividade e comportamento tático de jogadores de futebol Sub-11 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux; OLIVEIRA, Luísa Sousa Monteiro; MAGALHAES, Celina Maria Colino  e  SILVA, Maria Luisa da. Brinquedoteca hospitalar: a visão dos acompanhantes de crianças. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp. 97-107. ISSN 1516-3687.

Nas últimas décadas, os hospitais têm criado estratégias que visam humanizar a assistência à saúde, entre as quais se destaca a implantação de brinquedotecas. Este estudo teve como objetivo geral investigar a percepção dos acompanhantes de pacientes pediátricos acerca desses espaços. Participaram 39 acompanhantes de quatro hospitais. Para esta investigação, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada, cujos dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os participantes conceituam a brinquedoteca a partir das atividades que são realizadas no espaço e das relações estabelecidas entre as pessoas e os objetos que lá se encontram. Além disso, consideram-na como promotora de desenvolvimento e bem-estar. O brincar foi compreendido pelos acompanhantes como parte da experiência de ser criança e permiti-lo no hospital favorece a preservação de um importante componente da rotina infantil. Em síntese, os acompanhantes avaliam a brinquedoteca como espaço promotor de saúde e desenvolvimento.

Palavras-chave : brincar; brinquedoteca; hospital; acompanhantes; criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License