SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Hospital toy library: the view of the child accompanyingPerformance of school-aged children in attention and executive functions on the Nepsy and intelligence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

CARDOSO, Felippe; MACHADO, Guilherme  and  TEOLDO, Israel. Relação entre impulsividade e comportamento tático de jogadores de futebol Sub-11. Psicol. teor. prat. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp. 108-119. ISSN 1516-3687.

O presente estudo tem por objetivo verificar de que forma a impulsividade se relaciona com os comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria Sub- -11. A amostra foi composta por 30 jogadores de futebol da categoria Sub-11. O instrumento utilizado para avaliar os comportamentos táticos foi o FUT-SAT, e, para avaliação da impulsividade, adotou-se a versão brasileira do Iowa Gambling Task (IGT-Br). Utili­zaram-se o teste de Shapiro-Wilk para verificar a distribuição dos dados e o teste de correlação de Pearson a fim de examinar a correlação entre as variáveis (p < 0,05). Verificou-se uma correlação negativa entre a impulsividade e a realização do princípio tático ofensivo de mobilidade. Dessa forma, jogadores menos impulsivos têm maiores chances de realizar comportamentos associados a esse princípio de maneira efetiva. Conclui-se que a impulsividade se relaciona com o comportamento tático de jogadores de futebol da categoria Sub-11, especificamente no princípio da mobilidade.

Keywords : futebol; impulsividade; comportamento tático; princípios táticos; jogadores de futebol.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License